Nossa equipe
A Coordenação Geral do Coro é composta por dois núcleos: a Direção Geral e a equipe de apoio, esta atuando como um conselho deliberativo que auxilia a Direção na tomada de decisões relacionadas ao coro. Conheça cada um!

Pe. Gabriel Alves
Diretor Espiritual

Geovane Ferreira
Diretor Geral - Regente

Guilherme Alves
Vice-Diretor
Regente substituto

Valena Sávia
Secretária

Sandra Cristina
Tesouro e patrimônio

Talita Maria
Apoio organizacional

Danilo Teixiera
Apoio logístico

Samuel Nascimento
1° Organista
"apesar de mais de 60 anos de história, a Arquidiocese de Brasília ainda não contava com um coro arquidiocesano!"

Geovane Ferreira e o Cardeal Paulo Cezar

Visita do maestro Diego, Diretor do Coro da Arquidiocese de Maceió

Missa do Crisma em 2025
Nossa caminhada
Fundado oficialmente em 2 de agosto de 2023, o Coro da Arquidiocese de Brasília nasceu com a proposta de fomentar a boa música litúrgica no Planalto Central do país.
Idealizado por nosso diretor e regente, Geovane Ferreira — ex-seminarista da arquidiocese entre 2019 e 2023 — o Coro surge a partir de uma rica trajetória de dedicação à música sacra. Geovane integrou a Schola Cantorum Cor Iesu e colaborou com o Setor de Música Litúrgica da CNBB durante a gestão do Ir. Fernando, SJ. Como compositor, foi vencedor do concurso para o hino da Campanha para a Evangelização.
Após diversas experiências no campo da música litúrgica, Geovane identificou uma lacuna: apesar de mais de 60 anos de história, a Arquidiocese de Brasília ainda não contava com um coro arquidiocesano — uma iniciativa incentivada pelo Concílio Vaticano II e fundamentada na instrução Musicam Sacram.
Com base em modelos de coros de outras arquidioceses brasileiras, o projeto foi desenvolvido e apresentado ao Pe. Agenor, responsável pelo setor pastoral arquidiocesano e pároco da Catedral. Este, por sua vez, o submeteu ao arcebispo, Cardeal Paulo Cezar, que acolheu e apoiou integralmente a proposta.

Primeira turma formada em 2024 em serviço litúrgico na Catedral N. S. Aparecida
Os trabalhos do Coro tiveram início oficial com o Edital 01/2024, lançado em julho do mesmo ano, após um período de preparação interna conduzido em conjunto com o Diretor Espiritual e a formação da equipe de coordenação geral, além da organização das demais estruturas necessárias.
As audições foram realizadas no Santuário Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte, contando com mais de 50 inscritos. O primeiro serviço oficial do Coro aconteceu no dia 22 de setembro de 2024, na Catedral Metropolitana de Brasília, em celebração presidida pelo Pe. Agenor.

Retiro Quaresmal em 2025
Dados do Coro
41
Membros cantores ativos, sendo 11 sopranos,
11 contraltos, 14 tenores e 11 baixos
51
Paróquias representadas em todos os vicariátos da arquidiocese
35
Serviços litúrgicos desde o início oficial dos trabalhos
4
Visitas pastorais em missão
Dados até junho de 2025
Nosso brasão e sua razão de existir
Blasonamento Heráldico Oficial
Em campo de prata, escudo trilobado, com cruz latina de prata em chefe; ao centro, dois lírios estilizados de azul em flanco destro e sinistro, representando estrelas de oito pontas, e um lírio azul voltado para baixo na ponta. O escudo é timbrado com mitra dourada cruzada por báculo pastoral à sinistra e cruz processional dupla à destra, em ouro e prata. Ao fundo, campo circular de ouro com pautas musicais em preto com clave de sol e notas, representando a missão musical. O conjunto é envolto por bordadura branca com a inscrição “CORO DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA” em letras capitais vermelhas na parte superior, e “N. S. APARECIDA” em azul na parte inferior, separadas por cruzes vermelhas.
Descrição Artística e Simbólica
O brasão do Coro da Arquidiocese de Brasília - Nossa Senhora Aparecida une os elementos da fé, da arte e da devoção mariana. No centro, o escudo branco simboliza a pureza do serviço litúrgico. A cruz, símbolo de Cristo, domina o topo, guiando todos os ministérios. As duas estrelas azuis representam a luz da Virgem Maria, guia do coro, e o lírio azul evoca a santidade e a pureza de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do grupo.
A mitra e os bastões cruzados indicam a ligação eclesial com a Arquidiocese, sob a autoridade pastoral do arcebispo. As pautas e notas musicais celebram a missão de evangelização por meio da música sacra. As cores reforçam os vínculos espirituais: o dourado da glória divina, o azul da devoção mariana, o vermelho do zelo missionário e o branco da santidade.
Este brasão, circular e envolvente, representa um coro que canta com fé, serve com alegria e louva com devoção.
Cor Significado tradicional
Dourado/Amarelo Glória, fé, luz divina
Branco Pureza, santidade, paz
Azul Devoção mariana, céu, espiritualidade
Vermelho Espírito Santo, martírio, amor ardente
Saiba mais sobre o brasão clicando AQUI

Brazão oficial
.png)










