Músicos e salmistas recebem formação sobre música litúrgica
- coroarqbsb
- 17 de fev.
- 1 min de leitura
A iniciativa reforça o compromisso da Arquidiocese de Brasília em oferecer espaços de formação e espiritualidade.
Originalmente postado no arqbrasilia.com.br no dia 15 de fevereiro.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, músicos e salmistas participaram de uma formação arquidiocesana com Delphim Rezende Porto, maestro e diretor da São Paulo Schola Cantorum. Organizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia da Arquidiocese de Brasília, o evento ocorreu no Colégio Galois e contou com 238 inscritos.
A formação foi destinada a músicos, salmistas, coordenadores de liturgia e a todos aqueles que desejam se aprofundar no serviço à liturgia por meio da música. A iniciativa reforça o compromisso da Arquidiocese de Brasília em oferecer espaços de formação e espiritualidade. Na programação, os participantes tiveram acesso a conteúdos como: introdução sobre a música litúrgica na Instrução Geral do Missal Romano; o cântico dos Salmos na Liturgia Cristã; e Antífona: o canto bíblico na Celebração Eucarística.

Para Delphim, foi uma alegria estar em Brasília com tantas pessoas interessadas em canto litúrgico. Durante as formações, ele destacou que há um costume cultural de se cantar poesia na Santa Missa, mas os fiéis precisam descobrir o valor que tem o coral e o povo cantando, juntos, a Bíblia. "A Comissão de Liturgia está de parabéns por conseguir reunir músicos de muitas comunidades, uma verdadeira expressão da Arquidiocese. Todos em torno de uma questão comum: o cântico da Palavra de Deus."

Um dos trabalhos recentes realizados por Delphim foi a direção da gravação do Hino do Jubileu 2025 no Brasil. Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bSq86Vs_9aA
Comments